Exercícios ortópticos | conheça os melhores e comece a fazer hoje mesmo.

Muita gente não sabe, mas existem tipos de atividades para os olhos, que são chamados de exercícios ortópticos, eles ajudam a melhorar o estrabismo, distúrbios oculares e até mesmo doenças como catarata. Normalmente são utilizados equipamentos que auxiliam na melhora do paciente, mas existem métodos que podem ser realizados por qualquer pessoa, com problema de visão ou não, que ajudam a alongar e fortalecer os músculos que movimentam os olhos.

O grupo muscular dos olhos são os que mais trabalham, depois do coração, por isso é importante realizar exercícios ortópticos, pois eles ajudam a ajustar o tamanho do globo dos olhos e até podem diminuir graus de miopia.

Sem contar que esses exercícios ajudam a amenizar dores e tensões, que são causadas por horas na frente do computador ou celular. A seguir, trouxemos alguns desses métodos que irão ajudar a melhorar a sua visão.

Artigos recomendados para você!

Exercícios aeróbicos para emagrecer | 05 Dicas de como eliminar a gordura corporal

Sopa para emagrecer | 03 Receitas exterminadoras de gordura corporal

Suco detox para emagrecer | Você não faz ideia do poder detox em nosso corpo

1161-min Exercícios ortópticos | conheça os melhores e comece a fazer hoje mesmo.

Exercícios ortópticos | Olhe para distâncias diferentes

De todos exercícios ortópticos esse é o que mais ajuda a trabalhar os músculos internos dos olhos, por isso é importante olhar para um local distante e focar. Para ser feito de forma correta, é importante que você esteja sentado numa posição confortável. Então você levanta seu dedo polegar e deixa ele a uma distância de 24 cm do seu rosto, depois foque o seu olhar nele durante uns 30 segundos.

Respire lentamente e procure outro objeto que esteja um pouco mais distante, mais ou mesmo uns 3 a 5 metros e foque nele por 30 segundos novamente. É importante repetir esse exercício pelos menos umas 5 vezes, sempre focando em objetos diferentes que estejam em distância diferentes. Não se esqueça de respirar fundo sempre que mudar de foco.

Rodar os olhos

Esse é um dos exercícios ortópticos que consiste em circular os olhos ou rodar. Deve ser feito lentamente e pelo menos cinco 5 vezes. Faça um movimento circular com os olhos, olhando para cima, depois esquerda, depois para baixo e por último olhar para direita, faça devagar observando tudo que está ao seu redor.

Depois que terminar a primeira parte dessa atividade, feche os olhos e pisque pelo menos 3 vezes, depois faça o exercício novamente, mudando a ordem do movimento. Esse exercício ajuda a fortalecer os músculos dos olhos e também melhora a sua flexibilidade.

Semicerre os seus olhos | Exercícios ortópticos

Esse exercício é fácil e pode ser realizado em qualquer lugar, ele ajuda a fortalecer as suas pálpebras, pois elas são responsáveis por dar suporte aos olhos, logo são muito importantes.

Deixe seus olhos semicerrados, de forma que as pálpebras cubram metade do seu olho. Caso elas comecem a tremer, tente ficar concentrado até que elas parem, uma boa dica é focar em algo distante. Fique dessa forma por uns 15 segundos, logo depois feche os olhos devagar, depois respire fundo, dessa forma o sangue irá circular melhor, então repita novamente esse exercício.

Olhe para esquerda e para direita

Dos exercícios ortópticos esse tem por finalidade fortalecer os músculos que controlam os movimentos, por isso deve ser realizado sem mexer a cabeça. É importante que você esteja sentado num local confortável, ficando numa posição ereta.

Depois é só olhar para direita, sem movimentar a cabeça, fique assim por uns 7 segundos.
Após terminar essa sessão, pisque algumas vezes até seus olhos voltarem para o estado normal. Então é só realizar esse exercício de forma contrária, olhando para esquerda, sem mexer a cabeça. É importante que essa atividade seja feita pelo menos 4 vezes, duas olhando para direita e mais duas olhando para esquerda, mas é necessário que você pisque antes de realizar a troca de movimentos.

Uma boa dica é colocar os dedos do lado que você deve olhar, assim ficará mais fácil realizar os movimentos.

Olhe para baixo e para cima

Esse exercício é bem semelhante ao anterior e tem a mesma função do outro, fortalecer o movimento dos olhos. Sem mover a cabeça, você olha para baixo por 7 segundos, depois relaxa e pisca e olha para cima durante 7 segundos também. Deve ser feito 4 sessões, duas olhando para cima e duas olhando para baixo.

Deixe os olhos relaxados

Para diminuir a tensão e o estresse dos olhos, é necessário que você deixe eles relaxados, sendo um dos exercícios ortópticos mais aconselhável para quem trabalha na frente de computadores.
Esquente as suas mãos uma na outra, depois feche seus olhos e coloque-as sobre as suas pálpebras. É importante que você não pressione os olhos, deve ser somente um apoio sob eles.
Fique assim durante mais ou menos 5 minutos, mas é importante que você faça essa atividade durante a pausa do trabalho, se mesmo após esse exercício você ainda sentir os olhos cansados, realize novamente esse exercício ortóptico.

Massagem nos olhos

Para deixar os olhos relaxados e diminuir o estresse, você pode fazer massagem sobre as têmporas e os olhos, dessa forma o fluxo sanguíneo irá aumentar sobre os seus olhos e provocará alivio.
Realize a massagem em movimentos circulares nas pálpebras, 7 vezes no sentido horário e 7 vezes no sentido anti-horário. Depois faça a massagem nas têmporas, 10 vezes nos dois sentidos, horário e anti-horário.
Faça também essa massagem nas sobrancelhas, aplicando um pouco de pressão sobre elas, realize 2 vezes esse exercício.

Confira o video no canal da Doutora: Tatiana Gebrael

Realizando os exercícios ortópticos

Todos os exercícios que foram citados acima podem ser feitos no dia a dia, pois eles não exigem nenhum tipo de objeto especifico, ou seja, você pode realiza-los a qualquer momento e em qualquer lugar, seja em casa e até na pausa do trabalho.
Vale a pena ressaltar que esses métodos nunca devem ser substituídos por uma consulta ao oftalmologista, pois eles servem apenas para reduzir e melhorar problemas oculares que são descobertos pelos médicos, então utilize esses exercícios como atividade complementares.

Evite alguns hábitos

  • Se as luzes estiverem apagadas no local que você estiver, evite usar o computador ou a televisão por muito tempo;
  • Quando estiver lendo não coloque o livro tão distante dos seus olhos, ele deve ficar mais ou menos a um palmo de distância do seu nariz;
  • Não olhe diretamente para o sol, pois a radiação prejudica os olhos.

Conheça a Dieta de 21 Dias Clicando aqui! 

unnamed-4-min-298x300 Exercícios ortópticos | conheça os melhores e comece a fazer hoje mesmo.Agora se você não tem tempo ou condições de procurar um nutricionista em consultórios e clinicas, temos o Dr Rodolfo Aurélio e o seu protocolo de emagrecimento em 21 dias. 

Esse protocolo vem ajudando milhares de pessoas a alcançar a tão sonhada boa forma, alem de ajudar a como perder gordura abdominal. Com vários casos e depoimentos de sucesso. 

Baixe agora o nosso E-book EMAGREÇA POR INTEIRA do Coach NILO SILVA e comece agora mesmo a perder peso com saúde e sem o efeito sanfona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *